sábado, 19 de junho de 2010

Visita à TECNOKENA


Pra quem não conhece a Tecnokena é uma produtora audiovisual criada em Curitiba em 1998. Minhas primeiras impressões sobre a produtora, aconteceram após assistir alguns dos trabalhos realizados por ela.

O primeiro foi "PAX" (stop motion, 2005) através do festival Anima Mundi (2006) e depois o longa "Brichos" (animação 2D, 2007), que tive oportunidade de assistir durante o Granimado no ano da produção. Lá troquei algumas palavras com o Wakir Fernandes Assistente de Direção e animador.

Na época eu ainda vivia em Florianópolis e ao descobrir que a produtora pertencia ao estado vizinho me interessei em conhecer.
Há pouco mais de um ano morando em Curitiba, apesar da correria, me dei tempo pra marcar uma visita.

No dia 17 de junho, eu e o Daniel fomos muito bem recebidos pelo Diretor Paulo Munhoz e o diretor de arte, Rafael. Eles nos mostraram as salas do estúdio e tivemos oportunidade de ver uma pequena cena do segundo longa da produtora. "A Floresta é nossa" apelidado de BRichos 2. Pra quem estranhou o BR, não foi erro não, os personagens do longa são animais da fauna brasileira e daí veio a idéia de incluir a sigla BR no nome.

Paulo Munhoz, além de diretor da produtora, também acarreta outras funções dentro e fora da empresa. Fora do estúdio faz parte do SIAPAR (Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná), ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), é responsável pela Mostra DIA em Curitiba (Dia Internacional da Animação) e nem lembro mais o quê. Quem mandou não levar um caderninho pra anotar? rs

Mas a Mostra DIA merece um parágrafo.
Todos os anos em 28 de outubro em vários países e cidades, são realizadas sessões de animação, geralmente em categorias nacional, internacional e infantil. Algumas cidades fazem suas variações incluindo mostras regionais e especiais.
Em 2009 o público que compareceu a Mostra DIA de Curitiba com apresentação de Paulo Munhoz, foi brindado pela Tecnokena com flibooks dos Brichos e uma oportunidade de aparecer nos créditos sonoros de "A Floresta é Nossa".
Weeeee!!!!

Logo abaixo foto do DVD de BRichos, rodeado de flipbooks de PAX e Brichos e uma dedicatória do DVD pra mim. Ahhhh não resisti a uma pequena exibição... Exibida, exibida, exibida.

Mas voltando à visita feita na hora do almoço e às impressões mais apronfundadas quanto à TECNOKENA.

Fiquei feliz em ver que mesmo com dificuldades todo esforço possível para superar é feito. É motivador. Nos deu uma boa visão da infra-estrutura, simples mas funcional, do estúdio que trabalha com parcerias e se amplia a outras mídias. Sim, folheei livros muito bem ilustrados da produtora também. Além disso rendeu boa conversa sobre os projetos da produtora, cursos de animação, mercado da animação na cidade, associações existentes na área, novas tecnologias, troca de figurinhas... A produtora é completa com gente responsável e que ama o que faz.

Obrigada Paulo Munhoz por abrir as portas da Tecnokena, pela simpatia e por contribuir com o crescimento da animação com identidade própria no Brasil.

Abaixo um videozinho curto do flipbook sendo folheado... ao contrário, va bene, mas taí.



Ps.: Ignorem a narração de Galvão Bueno ao fundo, do jogo da Holanda x Japão...rs

6 comentários:

  1. Pô, Gab, vc nunca falou que escrevia bem =) Não conhecia o trabalho desse estúdio, e achei bem legal a sua descrição!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o texto! Gosto muito dos Brichos! Assisti ao longa no Anima Mundi e depois comprei o DVD.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que além de artista tu era repórter!! rsrs. Foi muito legal a visita! Estou esperando pra gente assistir os BRichos juntos!! hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Você já os conhecia ou é só chegar e marcar uma visita? Gostei do livrinho ali com os personagens, se tiverem site vou dar uma olhada em mais. Obrigada por apresentar a produtora, não conhecia. Beijão :*!

    ResponderExcluir
  5. Pô, Gabs!
    Sua "tentativa de matéria" ficou ótima. Na verdade, ficou bem mais legal do que matéria, mais com cara de reportagem especial, hehe.
    Adorei o seu relato, você escreve muito bem!
    Desculpe a demora para vir ler.
    Continue com esses relatos divertidos!
    beijoca.

    ResponderExcluir